[ SAÚDE ] Programa HIPERDIA é destaque na cidade de Picos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através da Coordenação Municipal do Programa HiperDia, realiza um trabalho de cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde - SUS.
O objetivo do Programa HiperDia é permitir o monitoramento dos pacientes cadastrados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus, gerando informações para a aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados pelo HiperDia. E ainda fazer o cadastramento e acompanhamento dos pacientes cadastrados pelo programa, garantindo o recebimento dos medicamentos padronizados prescritos.
Na cidade de Picos, várias ações são realizadas na atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus através do HiperDia, como:
Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial - "Eu sou 12 por 8".
Dia Mundial do Diabetes - "Conhecer para controlar".
Intensificação das Ações de Prevenção, Promoção da Saúde e Ação Social nas Unidade Prisionais (Presídio Feminino e Complexo de Menores Infratores).
Projeto Melhoria da Qualidade de Vida - CRAS Morada do Sol.
Projeto Felicidade não tem idade - Grupos de Idosos - morro da AABB.
Universidade Federal do Piauí - UFPI (estudantes e funcionários).
I Wokshop da Escola Técnica Petrônio Portela - Premem
Dia "D" - PSF's da Estratégia Saúde da Família
A Coordenação Municipal do HiperDia também dispõe do Programa do Mutirão do Olho Diabético, onde a Secretaria Municipal de Saúde de Picos disponibiliza um médico com especialização em Oftalmologia.
As atividades realizadas através do Pograma HiperDia possibilitam a implementação de um Modelo de Cuidado Crônico para a realização de abordagens pró-ativas, planejadas e baseadas na população, tornando útil na melhoria da saúde. Na município de Picos a SMS atende mais de 5.800 pessoas através do programa.
O desempenho das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) mais a Coordenação Municipal do HiperDia desenvolvem ações prioritárias na identificação precoce, no diagnóstico e tratamento dos clientes hipertensos e diabéticos do município.
"Com o advento do cadastramento do público alvo, os médicos e enfermeiros passaram a atuar nas ações de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação, através de educação em saúde, hábitos saudáveis, orientações higiênico-dietéticas e atividades físicas, com a finalidade de evitarem as possíveis complicações coronarianas destes clientes", explicou Christiane Teresa Nunes Gonçalves de Macedo, Coordenadora Municipal do Programa do HiperDia.
Fonte: Secom
0 comentários:
Postar um comentário