Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Coordenação da SME de Picos promove encontro com gestoras escolares


Aconteceu na manhã desta quarta-feira (09) na Escola Municipal Padre Madeira de Picos um encontro com gestoras escolares das escolas municipais de Picos e professoras que trabalham com os Programas de Correção de Flux, Se Liga e Acelera Brasil onde contou com a presença da secretária municipal de Educação, Luísa Martins, além da facilitadora Elisete Rocha da SME e Verônica Rocha Coordenadora do Programa Correção de Flux.


Segundo Verônica, os programas tem o objetivo de corrigir a distorção idedae/série, visando elevar a autoestima de alunos repetentes. De acordo com ela, o programa Se Liga tem o foco voltado para alfabetizar crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental que ainda não desenvolveram as habilidades de leitura e escrita, embora frequentem a escola há vários anos. Ao ser alfabetizado, o aluno pode retornar às turmas regulares ou frequentar o Acelera Brasil.

Uma das preocupações do Acelera Brasil é propor o combate dos baixos níveis de aprendizagem que causam a repetência de alunos na primeira fase do Ensino Fundamental, oportunizando o sucesso escolar os estudantes com distorção idade/série. Asssim, em um ano, o aluno que repetiu duas ou mais vezes recebe os conhecimentos necessários para seguir com sucesso sua trajetória escolar, na série mais próxima à sua faixa etária, frisou Verônica.

Para a coordenadora é importante que essa temática seja discutida sempre que necessários com professores e diretores das escolas municipais onde os programas funcionam, pois só assim os resultados e as trocas de experiências vão servindo para aprimorar cada vez mais os trabalhos.

Secretária Luísa Martins participou do encontro
Segundo Verônica Rocha os Programas de Correção de Flux do Instituto Ayrton Senna Se Liga Brasil e Acelera Brasil, possuem objetivos comuns, são tecnologias desenvolvidas para corrigir o fluxo escolar dos alunos na faixa etária de 9 a 14 anos de idade, do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental.

Ainda de acordo com ela, a Correção de Fluxo proposta pelos Programas Se Liga e Acelera Brasil, do Instituto Ayrton Senna, baseia-se em dois eixos indissociáveis: o maior ajuste idade/série possível e a garantia de condições de aprendizagem para prosseguimento na vida escolar.

A coordenadora informou também que no decorrer do ano, o professor recebe a visita semanal de um supervisor, e este por sua vez, conta com a assistência técnica de um coordenador municipal, e o programa, como um todo, conta com assistência técnica de uma equipe especializada pela coordenação geral do IAS.

A mesma disse ainda que os programas são monitorados através de mecanismos formais de acompanhamento e controle. Esses instrumentos produzem informações atualizadas, de forma permanente, sobre o progresso de cada turma, o desenvolvimento de cada professor e a atuação de cada supervisor em cada município. Atualmente, o município de Picos atende 180 crianças na Correção de Flux, distribuídos em 12 turmas, sendo 5 turmas de Se Liga Brasil e 7 de Acelera Brasil.


  
  

  
   







Fonte: Ascom
www.sem2013.blogspot.com

1 comentários:

Verônica disse...

Corrigindo: Programas de Correção de Fluxo Se Liga e Acelera Brasil

9 de maio de 2012 às 20:37

Postar um comentário

Últimas Notícias

 
SME - PICOS | by TNB ©2010