Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

CTD lota para receber estudantes de São Paulo


Imagem: riachaonet
Apresentação Violino
Por: Maria Moura
Numa recepção calorosa, professores da rede municipal de ensino lotaram o auditório do Centro de Treinamento Diocesano de Picos, para recepcionar o grupo de professores e alunos de São Paulo que visitam o Piauí.


Uma manhã de apresentações culturais com direito a Orquestra de Câmara de Picos, alunos da Casa de Cultura, poeta Vilebaldo Nogueira Rocha emocionando o auditório com suas poesias e apresentação teatral do ator Juscelino Moura. Tudo para dar as boas-vindas e mostrar um pouco da cultura picoense e nordestina aos visitantes.
O grupo formado por seis professores e 28 alunos da rede particular de ensino da zona sul de São Paulo, chegou ao Piauí no último domingo, 29/05. O intercâmbio é fruto de uma proposta elaborada pela Associação ProBrasil em parceria com o Cólegio Magister ainda em 2010, sendo prontamente acolhido pela Secretária de Educação de Picos.
De acordo com Kátia Martinho, diretora do Colégio Magister e presidente da Associação ProBrasil, as raízes do intercâmbio estão em um projeto interdisciplinar realizado com os alunos do 3º ano do ensino médio, que envolve literatura e geografia.
Por meio da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos – um dos ícones do romance regionalista que trás a seca como temática principal – as questões da literatura são aproximadas da realidade geográfica da região. “Nós vimos, por meio dessa parceria, a chance desses alunos viverem a obra de Graciliano Ramos em seu contexto. Uma realidade que para nós é tão distante e que só temos a oportunidade de conhecer em livros. Essa vivência do que é o povo nordestino, esse Brasil do interior que a gente não tem a oportunidade de conhecer”, explicou.
Ainda segundo Kátia, os alunos estão fascinados com o povo nordestino. “Viver essa outra cultura, esse outro povo que é muito distante e perceber que as fronteiras vão muito além das paredes da nossa escola. Eles estão transformados, envolvidos, felizes.”
A deputada estadual Tasmânia Gomes de Medeiros, a Belê, afirmou que há o desejo de levar os alunos de Picos para uma experiência similar. “Receber essas crianças, apresentar um pouco da nossa cultura, da nossa riqueza, e também construir a possibilidade de irmos a São Paulo com nossos alunos vivenciar uma experiência como essa ao lado dos alunos do Colégio Magister.”
Riachaonet

0 comentários:

Postar um comentário

Últimas Notícias

 
SME - PICOS | by TNB ©2010